Cupins
   
 

Podemos notar duas espécies de grande importância nos meios urbanos.

   
  Cupins de Madeira Seca
  Ordem: Isoptera
Família: Kalotermitidae
Nome vulgar: Cupim de madeira seca
 
   
  Os cupins de madeira seca são cupins que vivem em madeira com relativamente baixo teor de umidade. A própria madeira e o ambiente em que vivem provêem a umidade que necessitam para sobreviver. Quando infestam peças que são móveis, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no interior da peça, mesmo as de menor tamanho. Esta capacidade de habitar peças facilmente transportáveis, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão quando as peças são transportadas.
   
  Cupins Subterrâneos
  Ordem: Isoptera
Família: Rhinotermitidae 
Nome vulgar: Cupim subterrâneo
 
   
  Os cupins subterrâneos são assim denominados por construírem seus ninhos no solo. Ele também faz seus ninhos em vãos estruturais, como: caixões perdidos em edifícios, vãos entre lajes, paredes duplas, ou qualquer outro espaço confinado que exista em uma estrutura.
O sinal típico de ataque dos cupins subterrâneos são os caminhos (túneis) que eles fazem sobre a alvenaria ou outro material. Feitos de terra, fezes e saliva, estes cupins constroem verdadeiros túneis que os protegem de predadores, perda de água, e outros contratempos. Arraste a estante e verifique se na parede não existem estes túneis. Se não tiver, seu móvel está infestado por cupim de madeira seca, bem mais fácil de tratar.
   
 
   
  <<voltar
   
Home / Empresa / Pragas / Clientes / Contato